quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Gabarito das Atividades (2º Ano)




Globalização e Redes da Economia Mundial

1. Computador, internet, i-pad, i-pod, tablet's... para atividades como trabalho, lazer, comunicação à longa distância em tempo real, mega grupos sociais de amizades, entre outros.

2. Os investimentos produtivos destinam-se à compra e instalação ou ampliação de empresas, enquanto os especulativos são apostas em empresas ou negócios existentes ou títulos de governos que oferecem taxas de juros atraentes, o investimento especulativo, pode se referir a capital volátil ("dinheiro instável"), pode ser resgatado e transferido de um país a outro instantaneamente, gerando instabilidade no sistema capitalista mundial, sobretudo nos países chamados emergentes, cuja economia pode ser afetada pela retirada repentina de grande quantidade de capital.

3. Assumindo o neo-liberalismo, o Estado reduziu sua intervenção na economia, procurando eliminar barreiras ao comércio internacional, atrair investimentos estrangeiros, privatizar as empresas estatais, manter o equilíbrio fiscal e controlar a inflação.

4.
a) Preferencialmente os países subdesenvolvidos.

b) A mão de obra barata e qualificada, as matérias-primas abundantes, o vasto mercado consumidor, os incentivos fiscais. favorecendo o aumento dos lucros das grandes corporações, cujas sedes estão sobretudo nos países desenvolvidos.

c) As atividades relacionadas a marketing e publicidade, fundamentais ao desenvolvimento e à difusão da marca.

d) Pessoal.

5.
a) Os serviços não necessitam mais ser realizados num local determinado, podendo ser prestados a partir de qualquer ponto, desde que haja conexão com a internet. A produção é dividida em etapas, podendo ser realizadas em países diferentes. O interesse das empresas multinacionais nesse processo é diminuir os custos de produção e manter-se no mercado, em condições de competir vantajosamente com as empresas concorrentes.

b) Ex: uma determinada bola de futebol que tem a marca de uma empresa alemã, é produzida numa fábrica do Paquistão, exportada para o Brasil por uma empresa de comércio exterior norte-americana e transportada por uma empresa de outro país.

6.
a) Os principais fatores foram a expressiva expansão dos financiamentos para a compra de imóveis nos EUA, em razão dos juros baixos, e a proliferação generalizada de diferentes modalidades de títulos com garantias duvidosas. Num ambiente em que o governo praticamente não interferia, houve a formação de uma riqueza aparente e sem lastro.

b) Governantes de diversos estados passaram a questionar o neoliberalismo, visto que na raiz da crise estava a omissão do governo, diante do crescimento do crédito concedido e a ampliação de diferentes modalidades de investimentos sem garantias.

7. O Fórum Social Mundial questiona a globalização neoliberal; já o Fórum Econômico Mundial é um representante da globalização econômica.

*** Lembrem-se que a avaliação é sobre todo o conteúdo do Cap. 5

Bons Estudos e Boa Prova!!!

2 comentários:

  1. thiago nunes da silva23/08/2012, 12:49

    profº por que ccom toda essa globalização mesmo assim tem pessoas que vivem nas ruas de Curitiba e mesmo nas outras grandes cidades do estado ou do país?????

    ResponderExcluir
  2. Então Thiago, essa é uma ótima questão a se pensar....
    Será que a globalização é boa para todos???

    O que acontece é que a base da globalização é o capitalismo (relação de troca de capital, dinheiro melhor dizendo) acontece que nem todos estão realmente inclusos...

    No site: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/globalizacao-economica-exclusao-social.htm

    encontrei esse artigo que fala um pouco sobre esse assunto...

    "Todos os dias recebemos informações sobre avanços tecnológicos nas áreas da medicina, engenharia, agricultura, arqueologia, astronomia e tantos outros campos do conhecimento. Isso não impede, entretanto, que ocorram constantes agressões à dignidade humana, como a fome, a repressão à livre manifestação, as epidemias e as guerras.

    Em todos os continentes, há milhares de pessoas sem acesso ao atendimento das necessidades básicas, tais como alimentação, segurança, saúde pública, educação e trabalho digno. Muitas delas estão sujeitas a pressões políticas e religiosas que as impedem de se expressar livremente... (Tiago Dantas)

    O que acontece é que a sociedade capitalista e globalizada (ou seja, nós) não estamos muito preocupados em mudar essa situação... quem quer que a situação mude não tem voz diante das pessoas para se expressar e está tão preocupado com seu sustento que também não tem tempo de pensar nisso...

    e aqueles que poderiam e deveriam lutar para que a situação mudasse ou, ao menos fosse amenizada... esses se calam, pra poder continuar confortáveis em suas vidas cheias de conforto e tecnologia.

    e é claro... nos dois casos, existem excessões... mas ainda precisamos nos esforçar mais como cidadãos para que esta situação seja diferente e a globalização seja para todos.... se é que é possível.

    esperero ter te ajudado!

    ResponderExcluir