quarta-feira, 8 de agosto de 2012

"É a seca de março torrando o Sertão"

A seca no Sertão nordestino é causada pela escassez de chuvas e esta por sua vez, ocorre devido à interferência do relevo da região.

O Sertão é a sub-região que apresenta os menores índices de chuvas do Brasil.

O que ocorre é que as massas de ar quentes e úmidas vindas do Oceano Atlântico, ao encontrarem o Planalto da Borborema, se condensam e há a precipitação na Zona da Mata e no Agreste.

Após as chuvas a massa de ar, quente, contudo, agora seca, chega ao Sertão nordestino.



Entre outubro e março, ocasionalmente, ocorrem chuvas no sul do Sertão, devido às frentes frias provenientes do sul do país. As outras áreas desta sub-região recebe chuvas provocadas pelos ventos alísios vindos do Hemisfério Norte.







Quando ocorre precipitação no Sertão, é entre dezembro e abril, mas apenas em alguns anos, levando a um longo período de estiagem (sem chuvas).

"As secas prolongadas no Sertão Nordestino são oriundas, muitas vezes, da elevação da temperatura das águas do Oceano Pacífico, esse aquecimento é denominado pela classe cientifica de El Niño, nos anos em que esse fenômeno ocorre o Sertão sofre com a intensa seca. A longa estiagem provoca uma série de prejuízos aos agricultores, como perda de plantações e animais, a falta de produtividade causada pela seca provoca a fome." (http://www.brasilescola.com/brasil/a-seca-no-nordeste.htm)



Vídeo relacionado ao assunto que assistimos em aula:


Abraços!
Profª Letycia

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Vídeos sobre as Rochas e Placas Tectônicas

Conforme o combinado na última aula...

Aí estão os vídeos sobre o ciclo das rochas e a tectônica de placas!

Se tiverem dúvidas, postem um comentário que eu respondo!

Grande abraço e boa semana de estudos =]

Ciclo das Rochas:



Placas Tectônicas:


Se quiserem saber mais sobre o assunto, podem acessar:

http://www.infoescola.com/geografia/placas-tectonicas/http://www.infoescola.com/geografia/placas-tectonicas/

Boa semana e bons estudos!!!
Abraços,
Prof.ª Letycia


Novos Movimentos Sociais nas Eleições



De olho nas eleições galera!
Vamos votar com responsabilidade, o nosso voto ajuda a determinar o futuro da nossa cidade!

O seguinte texto fala um pouco sobre os movimentos sociais que estão surgindo para controlar a ação dos políticos, são movimentos apartidários que visão combater a corrupção:

"Tantos foram os acontecimentos vergonhosos envolvendo a Câmara de Curitiba no último ano que uma hora os novos movimentos sociais iriam despertar em tempos de campanha eleitoral. Pelo menos três grupos de cidadãos sem vínculos partidários ou de entidades de classe estão planejando ações de conscientização e debate, com o fim de melhorar a qualidade do voto na eleição de outubro. São eles: o Instituto Atuação Paraná, o Acorda Cidadão e o Renova Curitiba.

Além de serem apartidários, esses movimentos têm em comum o desejo de mudança na qualidade da representação política, o uso de redes sociais como ferramenta para mobilização e a opção por atuar promovendo atividades que contribuam para o desenvolvimento da cidadania. Nesse último ponto, se distinguem dos grupos de mobilização que organizam passeatas. A ideia de fundo que permeia esses movimentos é que há a necessidade de se desenvolver uma cultura de cidadania, o que só é possível por meio do debate e de ações educativas..."

Para ler a matéria na íntegra, acesse: http://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/conteudo.phtml?tl=1&id=1282335&tit=Os-novos-movimentos-sociais-vao-invadir-Curitiba-nesta-campanha-eleitora