quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Um novo dia, um novo limite geográfico: MURO DE BERLIM


  • 1945 Derrotada na 2ª Guerra Mundial, a Alemanha é dividida em quatro zonas de ocupação comandadas por: EUA, França, Reino Unido e União Soviética (URSS). Berlim também é dividida, pois era a antiga capital do Reich.
  • 1948 Em março, EUA, França, Reino Unido anunciam a união das suas zonas de ocupação. Em represália, o Exército Soviético interdita as comunicações entre Berlim e o Ocidente e bloqueia o acesso terrestre.
  • 1949 São criadas oficialmente as duas Alemanhas.
  • 1958 O líder soviético Nikita Kruschev dá um ultimato as forças ocidentais para que desmilitarizem Berlim em 06 meses. É o início de uma crise política política e das fugas de moradores do lado Oriental para o lado Ocidental pela fronteira (cerca de 3,6 milhões de alemães, entre 1945 e 1960).
  • 1961 em 12 de agosto, começa a operação "Muralha da China", na qual soldados erguem - em apenas um dia, um muro isolando a Alemanha Ocidental de Berlim Oriental. No dia 24 o primeiro fugitivo é morto tentando atravessar a barreira.
  • 1971 interrompidas desde 1952, as comunicações telefônicas entre os dois lados da cidade são restabelecidas.
  • 1989 em maio, a Hungria anuncia o rompimento da "Cortina de Ferro" e em setembro abre sua fronteira com a Áustria. O fluxo de refugiados do Leste para o Oeste aumenta. Em 16 de outubro, 120 mil pessoas se reúnem em Leipzig, na Alemanha Oriental, em protesto contra o governo e pedindo eleições livres. Em 9 de novembro o muro "cai". A fronteira que dividia as duas Berlins é reaberta. No dia seguinte, eleições livres são anunciadas para o próximo ano.
Fonte: Geografia para Todos (acesso em 19/02/14 às 15h53) veja o texto com mapa



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Vivemos em um mundo capitalista!

Muitos de nós sabemos disso, mas não sabemos ao certo o que significa essa expressão.

O Capitalismo é um sistema político, socioeconômico onde o capital é o centro do mundo!

Mas e o capital, o que é?
O capital é representado pelos meios de produção (dinheiro, imóveis, terras, veículos, máquinas e outros bens) e por todo o dinheiro conquistado através dos meios de produção.

clique na imagem para aumentar

Com o passar do tempo criamos objetos, "novas necessidades" (carro, celular, computador, ventilador, etc), os objetos produzidos nos levam à novas técnicas de produção (tecnologias mais avançadas para melhorar e agilizar nossa produção).

Sendo assim, estabelecemos uma nova relação com a natureza, explorando cada vez mais seus recursos disponíveis e degradando os ecossistemas, nos levando à falta de água, ar poluído, rios poluídos, relevos recortados para explorar jazidas minerais.

Características do Capitalismo:
  • Produção destinada ao mercado consumidor
  • Classes sociais
  • Trabalhador é pago pelo seu trabalho
  • As negociações são feitas com dinheiro
  • O empresário (dono do capital e da propriedade) pode demitir ou admitir trabalhadores conforme seus interesses comerciais
  • Propriedades privadas
  • Poder de compra
* Questões importantes: 
  1. Como desenvolver sem destruir?
  2. Como minimizar as diferenças entre classes sociais sem deixar o direito de "ir e vir"?

Deixe suas dúvidas nos comentários!
Até a próxima!!!

Afinal, por que "Guerra Fria"?

Essa guerra teve início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945), quando EUA (Estados Unidos) e URSS (União Soviética) disputaram "sem guerra" o poder político, econômico e social no mundo e acabou em 1989 com a "Queda do Muro de Berlin".

A União Soviética, socialista, adepta do Partido Comunista, dizia lutar pelos direitos iguais para todos e contra a falta de democracia.

Os Estados Unidos, defendia o sistema capitalista político e socioeconômico. Sistema baseado na economia de mercado, democracia e liberdade de propriedade privada.

Esse evento histórico ficou conhecido como "Guerra Fria", porque não houve combate militar direto entre os envolvidos, mas os dois países estavam fortemente armados com mísseis nucleares e um conflito direto poderia significar um "apocalipse" no planeta.

A PAZ ARMADA foi a expressão que marcou esse tempo.

EUA e URSS envolveram-se em uma corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos territórios de países aliados. Esse fato fez com que enquanto houvesse equilíbrio de poderio militar entre os países, não haveria uma guerra, pois um respeitaria o poder de destruição do outro.

Saiba mais sobre o assunto, assista o vídeo abaixo:


Até a próxima!
Profª Letycia