quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Nordeste - Água X Seca


O Sertão nordestino vem sofrendo com a seca a vários anos devido à escassez de chuvas que acaba proporcionando fome e reforça a pobreza na região.

Apesar de sempre se falar da seca na região nordeste a área nordestina que mais sofre com esta questão é a sertaneja. Que apresenta menores incidências de chuvas, causada pelo tipo de massa de ar atuante e o relevo predominante. O conhecido Planalto da Borborema impede que as massas de ar quentes e úmidas atuem sobre o local trazendo a devida umidade para a região.



No sul do sertão chove, raramente, entre outubro e março devido a ação das frentes frias ocasionadas pela mPa (massa polar atlântica) vindas do sul e sudeste. As outras áreas sertanejas recebem chuvas provocadas pelos ventos alísios vindos do Hemisfério Norte. As chuvas ocorrem entre dezembro e abril, contudo nem sempre isso acontece, ocasionando um longo período de secas.

"As secas prolongadas no Sertão Nordestino são oriundas, muitas vezes, da elevação da temperatura das águas do Oceano Pacífico, esse aquecimento é denominado pela classe cientifica de El Niño, nos anos em que esse fenômeno ocorre o Sertão sofre com a intensa seca. A longa estiagem provoca uma série de prejuízos aos agricultores, como perda de plantações e animais, a falta de produtividade causada pela seca provoca a fome." (Brasil Escola)


Nesta música Tom Jobim e Elis Regina falam do clima do fechamento do verão do sudeste do país, que se encerra com chuvas abundantes, enquanto que nesta mesma época o sertão está sofrendo severamente com a seca. Compare o vídeo anterior com o vídeo abaixo:



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário