quinta-feira, 23 de setembro de 2010

África do Sul, por Beatriz Benício

a.jpg A áfrica do sul é, com certeza, um país de contrastes, em 40 dias, tive a oportunidade de ver duas áfricas do sul diferentes: a áfrica negra e pobre, e a áfrica rica e branca.

Vestígios do apartheid ainda existem no país,negros e brancos ainda tem problemas ao se relacionarem,os próprios sul africanos se dividem,em restaurantes e lanchonetes,se separam quase que motoramente,o “lado” dos brancos e o “lado” dos negros. Pude visitar muitas escolas do país,elas são muito bem estruturadas e os alunos são muito educados, novamente, vestígios da segregação: escolas de negros, de brancos e dos chamados “colors”, que são a “mistura” de etnias.

      A África do Sul é muito rica em paisagens, fiquei na região de Cape Town, as praias da cidade são fantásticas,os shoppings são muito arrojados e cheios de tecnologia. A África de turistas é extremamente desenvolvida e rica se uma pessoa vai pra visitar o país, não consegue imaginar como um país em desenvolvimento, parece algo que “não cabe” em tudo o que eles mostram.

       Já a “verdadeira” África do Sul, tem uma realidade triste, nós fomos em algumas “favelas” e a coisa lá é realmente triste, as pessoas são muito pobres, as crianças são carentes de atenção, parecem sempre estar precisando de um elogio ou um abraço, porque não recebem o carinho e atenção que nós, brasileiros recebemos de vez em quando dos professores. São muitas crianças, e os professores acabam por usar a força para controlá-las quando, muito raramente, elas fazem alguma bagunça.

      A África branca tem um grande poder aquisitivo, os brancos quase sempre são muito ricos, com mansões e muitos empregados. Nas escolas de brancos há menos alunos e mais professores, as escolas tem uma estrutura melhor e os alunos tem mais atividades.

     Enfim, a África do Sul parece dois países diferentes, algumas pessoas dizem que o país só vai se “unir” realmente quando essa geração que estava presente no Apartheid terminar, isso só vai acontecer em, no mínimo,  60 anos. Outros acreditam que quando Nelson Mandela falecer os negros vão se rebelar e acabarão por subjugar os brancos, como uma “vingança” por tudo o que passaram e ainda passam no país. Mas de uma forma ou de outra, é um país lindo, e valeu a pena cada segundo me que estive lá.