quarta-feira, 8 de agosto de 2012

"É a seca de março torrando o Sertão"

A seca no Sertão nordestino é causada pela escassez de chuvas e esta por sua vez, ocorre devido à interferência do relevo da região.

O Sertão é a sub-região que apresenta os menores índices de chuvas do Brasil.

O que ocorre é que as massas de ar quentes e úmidas vindas do Oceano Atlântico, ao encontrarem o Planalto da Borborema, se condensam e há a precipitação na Zona da Mata e no Agreste.

Após as chuvas a massa de ar, quente, contudo, agora seca, chega ao Sertão nordestino.



Entre outubro e março, ocasionalmente, ocorrem chuvas no sul do Sertão, devido às frentes frias provenientes do sul do país. As outras áreas desta sub-região recebe chuvas provocadas pelos ventos alísios vindos do Hemisfério Norte.







Quando ocorre precipitação no Sertão, é entre dezembro e abril, mas apenas em alguns anos, levando a um longo período de estiagem (sem chuvas).

"As secas prolongadas no Sertão Nordestino são oriundas, muitas vezes, da elevação da temperatura das águas do Oceano Pacífico, esse aquecimento é denominado pela classe cientifica de El Niño, nos anos em que esse fenômeno ocorre o Sertão sofre com a intensa seca. A longa estiagem provoca uma série de prejuízos aos agricultores, como perda de plantações e animais, a falta de produtividade causada pela seca provoca a fome." (http://www.brasilescola.com/brasil/a-seca-no-nordeste.htm)



Vídeo relacionado ao assunto que assistimos em aula:


Abraços!
Profª Letycia

Nenhum comentário:

Postar um comentário