quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Gabarito das Atividades (1º Ano)



Geologia: Evolução da Terra e Fenômenos Geológicos

1. Arqueozoica / Mesozoica / Paleozoica / Mesozoica / Cenozoica

2. As observações indiretas são feitas pela análise das ondas sísmicas que se propagam no interior do planeta e alteram a direção à medida que atingem a crosta e os oceanos.

3. É a unidade de medida da temperatura da crosta terrestre em seus diversos níveis de profundidade (ela aumenta 1º a cada 33m de profundidade).

4. É importante para que se possa contornar os prejuízos à vida humana causados pela movimentação das placas tectônicas.

5.
a) Proterozoica - b) Cenozoica; terciário - c) Mesozoica - d) Cenozoica; quaternário - e) Mesozoica - f) Paleozoica - g) Cenozoica; terciário

6. Na astenosfera ocorrem os movimentos de convecção, responsáveis pelos deslocamentos das placas tectônicas, dando origem a terremotos, erupções vulcânicas, entre outros.

7.
a) A crosta terrestre é fragmentada em vários blocos, formados por partes continentais e oceânicas (assoalho dos oceanos). Cada bloco corresponde a uma placa tectônica, que se desloca pela pressão exercida pelo magma.

b) a deriva dos continentes (ver a teoria), a formação das cordilheiras montanhosas e outras formas de relevo, os terremotos e os tsunamis.

Bons estudos e Boa prova!!!

*** Não esqueçam que é o capítulo todo, sobre os tipos de rocha também (vejam os vídeos sobre "O Ciclo das Rochas" e "Placas Tectônicas" que vai ajudar a entender o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário