quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Um novo dia, um novo limite geográfico: MURO DE BERLIM


  • 1945 Derrotada na 2ª Guerra Mundial, a Alemanha é dividida em quatro zonas de ocupação comandadas por: EUA, França, Reino Unido e União Soviética (URSS). Berlim também é dividida, pois era a antiga capital do Reich.
  • 1948 Em março, EUA, França, Reino Unido anunciam a união das suas zonas de ocupação. Em represália, o Exército Soviético interdita as comunicações entre Berlim e o Ocidente e bloqueia o acesso terrestre.
  • 1949 São criadas oficialmente as duas Alemanhas.
  • 1958 O líder soviético Nikita Kruschev dá um ultimato as forças ocidentais para que desmilitarizem Berlim em 06 meses. É o início de uma crise política política e das fugas de moradores do lado Oriental para o lado Ocidental pela fronteira (cerca de 3,6 milhões de alemães, entre 1945 e 1960).
  • 1961 em 12 de agosto, começa a operação "Muralha da China", na qual soldados erguem - em apenas um dia, um muro isolando a Alemanha Ocidental de Berlim Oriental. No dia 24 o primeiro fugitivo é morto tentando atravessar a barreira.
  • 1971 interrompidas desde 1952, as comunicações telefônicas entre os dois lados da cidade são restabelecidas.
  • 1989 em maio, a Hungria anuncia o rompimento da "Cortina de Ferro" e em setembro abre sua fronteira com a Áustria. O fluxo de refugiados do Leste para o Oeste aumenta. Em 16 de outubro, 120 mil pessoas se reúnem em Leipzig, na Alemanha Oriental, em protesto contra o governo e pedindo eleições livres. Em 9 de novembro o muro "cai". A fronteira que dividia as duas Berlins é reaberta. No dia seguinte, eleições livres são anunciadas para o próximo ano.
Fonte: Geografia para Todos (acesso em 19/02/14 às 15h53) veja o texto com mapa



Nenhum comentário:

Postar um comentário